terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Prémio Nobel da Paz 2013

O Prémio Nobel da Paz de 2013 foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas - OPAQ (Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons -OPCW) pelos seus extensos esforços para eliminar armas químicas. 



No seu discurso, o presidente do Comité Nobel norueguês Thorbjørn Jagland declarou: "Os recentes acontecimentos na Síria, onde as armas químicas foram novamente colocados em uso, sublinharam a necessidade de aumentar os esforços para acabar com esse tipo de armas." 
Jagland também ressaltou que vários dos Prémios da Paz concedidos pelo Comité Nobel norueguês têm destacado a necessidade de eliminar as armas nucleares. Com o prémio deste ano atribuído  à OPAQ , o Comité espera contribuir para a eliminação de armas químicas. 
O primeiro-ministro Jens Stoltenberg felicitou a OPAQ sobre a atribuição do Prêmio Nobel da Paz.
"Este prémio vai inspirar ainda mais o trabalho para garantir que todos os países se juntem na proibição de armas químicas. O uso de armas químicas na Síria demonstra claramente a necessidade de manter o esforço incessante para atingir esse objetivo ", disse Stoltenberg.

Sem comentários:

Enviar um comentário